Profissionais de saúde do Malawi ameaçam paralisar as actividades a partir desta quinta-feira, em reivindicação ao aumento de benefícios e melhoria das condições de trabalho.
De acordo com um comunicado conjunto da Sociedade dos Médicos, Organização Nacional de Enfermeiros e Parteiras do Malawi e o Sindicato dos Assistentes Médicos do Malawi, a ameaça de paralisação das actividades, surge numa altura em que se consideram esgotados todos os mecanismos pacíficos de busca de consenso entre as partes.
Em Outubro do ano passado, profissionais de saúde e o executivo, concordaram num aumento salarial em 15% com efeitos, retroactivos a partir de Novembro passado, rever os subsídios para além de melhorar as condições de trabalho.
De lá para cá, segundo os visados, não houve cumprimento dos acordos, o que levou os profissionais da saúde a embarcar pela paralisação dos serviços a nível nacional, uma medida que tem em vista pressionar o governo a honrar o compromisso assumido.
Os profissionais de saúde, afirmam reconhecer o impacto negativo que a paralisação poderá causar para a população, mas sustentam não ter outro meio de pressão, senão optar por uma manifestação pacífica.
Os profissionais da saúde irão marchar pelas artérias de todas sedes distritais, e no final vão entregar a sua carta reivindicativa aos governos locais, para que a mesma seja reencaminhada ao ministério da saúde.
Órgãos de defesa dos direitos humanos, já reagiram ao posicionamento dos profissionais de saúde, chamando-lhes à consciência sobre o mal que isso causará ao cidadão inocente.
Apelam igualmente ao governo, para resolver com maior brevidade as inquietações apresentadas pelos profissionais de saúde, para evitar danos maiores numa altura em que o país enfrenta vários tipos de enfermidades. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.