Malawi ratifica acordo Tripartido da Área de Comércio Livre que compreende as Comunidades da África Oriental e Austral, COMESA, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC e da Comunidade da África Oriental, CAO.
A ratificação deste documento, acontece nove anos depois de, o país ter assinado o acordo comercial tripartido.
Trata-se de um acordo que irá reduzir as tarifas entre os países membros e abrange áreas de facilitação do comércio e serviços, bem como medidas reguladoras tais como padrões sanitários e barreiras técnicas ao comércio.
Ao ratificar o documento, Malawi espera assimilar a economia do país no bloco comercial africano em particular e na economia mundial em geral, pois o mesmo trará muita concorrência aos bens e serviços locais, acreditando-se que mais mercados africanos estarão disponíveis para o país.
O ministro do comércio e indústria do Malawi, Sosten Gwengwe, afirma que esta ratificação representa uma oportunidade extraordinária para o Malawi estimular o crescimento, reduzir a pobreza e alargar a inclusão económica.
Contudo, o presidente do Grupo de Trabalho Nacional sobre Política Comercial, Frederick Changaya, instou o Malawi a examinar o protocolo e a rever a sua posição, acrescentando que a abertura de fronteiras pode afectar a industrialização, o que poderá levar à queda do emprego e de salários.
O referido acordo já foi assinado com 22 Estados-membros, dos quais 12, ratificaram-no.
A Zona de Comércio Livre Tripartida foi lançada em Junho de 2015 pela Terceira Cimeira Tripartida, volvidos mais três anos de intensas negociações, e tem 600 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de 1,2 biliões de dólares. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.