Governo do Malawi vai relaxar a partir de hoje, sexta-feira, algumas medidas restritivas impostas para o combate à covid-19, em consequência da redução de casos da doença.
A permissão de até cem participantes em reuniões públicas realizadas em recintos fechados e 250, para eventos ao ar livre.
Os bares passam a fechar à meia-noite, contra as 20 horas fixadas anteriormente e os supermercados e outros centros comerciais terão as portas abertas até as 22 horas.
O alívio das medidas abrange também os transportes públicos, que a partir de hoje já podem transportar até 75 por cento da sua capacidade.
O toque de recolher obrigatório, foi alargado das 21 horas para meia-noite.
As novas medidas anunciadas pela ministra da saúde e população do Malawi, Khumbize Chipond,a serão revistas após quatro semanas.
Segundo a governante, o relaxamento das restrições resulta da redução da taxa de infecções diárias, que está muito abaixo dos 5%.
Khumbize Chiponda, advertiu aos malawianos que este relaxamento não exclui o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e manutenção do distanciamento social.
O Malawi tem um cumulativo de 33.975 casos com 1.142 óbitos. 31.852 pessoas recuperaram da doença e 842 continuam com o vírus activo.
Outras notas de actualidade do Malawi indicam que a cidade de Lilongwe foi palco de manifestações populares contra o aumento de custo de vida.
Organizados pelo Centro Para a Democracia e Iniciativas de Desenvolvimento Económico, os manifestantes pedem a revisão das políticas tributárias sobre produtos e serviços essenciais.
Exigem também a retirada do IVA de 16.5% sobre o óleo da cozinha, e a redução das tarifas de produtos essências como electricidade, água e combustível. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.