O Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), saúda o governo do Malawi por ter incrementado mais 4% à dotação orçamental para o sector da saúde.
No orçamento nacional do Malawi para 2024/25, o sector da saúde saiu dos oito por cento do ano passado, para 12 por cento no presente ano fiscal.
Para a secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Boemo Sekgoma, o incremento orçamental, alimenta esperança de que o Malawi vai atingir os objectivos preconizados na Declaração de Abuja, segundo a qual os países africanos devem afectar pelo menos 15 por cento do seu orçamento aos seus sectores da saúde.
Para Sekgoma com este aumento, Malawi demonstrou o compromisso assumido relativamente à Declaração de Abuja, atendendo que a maioria dos países da região da SADC não tem um bom desempenho no cumprimento do protocolo.
Este é um grande avanço para o país, pois fala-se levianamente que para se sobreviver em África, alguém tem de patrocinar a saúde dos próprios africanos, facto que a secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, considera ser lamentável.
O tesouro atribuiu neste ano, 729,47 mil milhões de Kwachas, cerca de 27 mil milhões de meticais ao sector da saúde, representando 12,2 por cento do orçamento nacional.
Outras notícias sobre a saúde, indicam que o surto de conjuntivite continua a se espalhar por todo o país, com as escolas a registarem 3 570 casos, dos 6768 casos cumulativos registados em 23 distritos.
O distrito de Karonga continua a ter maior número de casos de inflamação da conjuntiva ocular, cujas causas mais comuns são virais, alérgicas e bacterianas.
O porta-voz do ministério da educação, Mphatso Mkuonera, disse que o sector intensificou a sensibilização de professores e alunos sobre medidas de prevenção da doença, e endureceu algumas medidas de observância de higiene nas escolas. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.