Surto da conjuntivite hemorrágica alastra-se por todo o país, atingindo actualmente mais de 12 mil pessoas no Malawi.
O distrito de Karonga continua a ter maior número de casos, seguido de Lilongwe.
A doença está a preocupar o Ministério da Saúde, que está a sensibilizar as pessoas a procurarem imediatamente atendimento médico em caso de sintomas.
O porta-voz do Ministério da Saúde, Adrian Chikumbe, disse estar em marcha a promoção de campanhas de higiene e saneamento, para reduzir a transmissão e o alastramento da doença.
O director executivo da rede de equidade na saúde do Malawi, George Jobe, apelou a intensificação de actividades de sensibilização sobre os perigos da doença do olho rosa, por ser altamente contagiosa.
A doença do olho rosa foi notificada pela primeira vez no distrito de Karonga em Fevereiro deste ano, antes de se espalhar para outros distritos da região centro e mais tarde para a região sul.
Noutros desenvolvimentos sobre o Malawi, o presidente Lazarus Chakwera concedeu indulto a 49 prisioneiros por ocasião da Páscoa.
Entre os perdoados estão àqueles que cumpriram mais de metade da pena, doentes crónicos, idosos e presidiárias com bebés, como forma de descongestionar as prisões. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.