Malawi suspende parcialmente importação de combustíveis a partir do Porto da Beira

Publicado: 12/12/2024, 9:24
Categoria:

Companhias de petróleo do Malawi suspendem parcialmente a importação de combustível desde o Porto da Beira, face as manifestações violentas pós-eleitorais, que ocorrem em alguns pontos da região centro de Moçambique.

A situação, agudizou a crise de combustível na região sul do Malawi, sobretudo na cidade de Blantyre, que actualmente importa combustível a partir do Porto de Dar-Es-Salaam em Tanzânia, num percurso mais longo em relação à Beira.

Aliás, o Malawi importa 50% do seu combustível através da Beira e 20% através de Nacala, ambos em Moçambique, enquanto Dar es Salam, na Tanzânia, movimenta 30%, de acordo com a Autoridade Reguladora de Energia do Malawi.

Com as manifestações violentas em alguns pontos do centro de Moçambique, Malawi passou a importar cerca de 80% de combustível a partir da Tanzânia, facto que veio agudizar a falta deste produto nas gasolineiras.

A Companhia Nacional de Petróleos, a Associação dos Transportadores do Malawi e a Associação de Retalhistas do Malawi, afirmam que a situação actual é volátil.

O porta-voz da Companhia Nacional de Petróleos do Malawi, Raymond Likambale,deu a conhecer que face aos protestos pós-eleitorais em Moçambique que afectaram o transporte de combustível, o produto passará a ser transportado desde Tanzânia até que a situação das manifestações em Moçambique se  normalize.

Assegurou que cerca de um milhão de litros de diesel estão à caminho do Malawi, via férrea desde o Porto de Nacala, mas a circulação das locomotivas está sendo condicionada por causa dos protestos.

Estima-se que o Malawi consome diariamente um milhão de litros de gasolina e gasóleo. (RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram