União Europeia (UE) desembolsa 26,5 milhões de dólares em apoio a 500 mil famílias do Malawi chefiadas por mulheres, a superarem a fome que se instalou no país, devido aos fenómenos climáticos incluindo o El Ninõ.
Parte do valor, 2,9 milhões de dólares desembolsado pela Irlanda chegará às famílias através de um programa de protecção social para empoderamento e resiliência de género que será implementado pelo UNICEF.
O Programa de Transferência Social de Renda e actividades específicas de empoderamento socio-económico, terá a duração de 3 anos contados desde já e foi concebido para reduzir a pobreza, a desigualdade e a exclusão social das mulheres e raparigas e reforçar a sua resiliência e meios de subsistência.
Falando durante o lançamento da iniciativa, a ministra do Género, Desenvolvimento Comunitário e Bem-Estar Social, Jean Sendeza, afirmou que o governo do Malawi pretende proteger e capacitar as mulheres para que participem de forma significativa nas actividades económicas e melhorarem os seus rendimentos para que possam apoiar as suas famílias.
Por outro lado, o embaixador da UE, Rune Skinnebach, disse que o novo programa oferece uma oportunidade para quebrar o ciclo intergeracional de pobreza nas famílias visadas, acrescentando que a UE valoriza a igualdade de género e o empoderamento das mulheres para que possam participar eficazmente na sociedade.
“Ao abordar as barreiras multifacetadas ao empoderamento, aspiramos criar um ambiente propício onde as mulheres e as raparigas possam prosperar e contribuir significativamente para as suas comunidades”, disse.
Os distritos contemplados são de Mzimba, Ntcheu, Balaka, Chikwawa, Mulanje, Mwanza, Neno, Nsanje e Zomba. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.