O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, qualificou o ícone do combate ao apartheid, Nelson Mandela, como um gigante moral do século XX pelo seu papel de defensor global da igualdade, dignidade e da solidariedade.
Na data em que as Nações Unidas marcam o Dia Internacional Nelson Mandela, que hoje se assinala, o líder da ONU sublinhou que “Madiba foi um gigante moral do século XX e o seu legado atemporal continua a nos guiar hoje”.
O Dia este ano está subordinado ao tema “Promova uma acção, inspire a mudança” e destaca a importância do trabalho em conjunto, de Governos aos cidadãos, para construir um mundo pacífico, sustentável e igualitário.
“Marcamos este dia num momento em que a ameaça da pandemia da covid-19 ameaça todas as pessoas, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis. Perante estes desafios, os líderes mundiais precisam reconhecer a grande importância da unidade e da solidariedade”, disse Guterres numa mensagem de vídeo.
O secretário-geral da ONU lembrou que a pandemia está a expor profundas desigualdades. “Precisamos combater essa pandemia de desigualdade com um novo contrato social para uma nova era. Apenas unidos podemos afastar a ameaça comum da covid-19 e reconstruir melhor”, acrescentou.
Enquanto as Nações Unidas marcam o seu 75º aniversário nestes tempos “frágeis”, disse, a organização reflecte sobre a vida e o trabalho de Nelson Mandela, que encarnou “os mais altos valores das Nações Unidas, agiu e inspirou a mudança”.
Apesar de muitos anos como prisioneiro de consciência, ‘Madiba’ – como era conhecido – manteve a dignidade e o compromisso com os seus ideais. “O seu exemplo deve levar qualquer Governo que mantenha prisioneiros deste tipo a libertá-los.”
“No século XXI não deve haver lugar para prisioneiros de consciência”, disse Guterres.
Citando Nelson Mandela, António Guterres disse: “Enquanto houver injustiça e desigualdades no mundo, nenhum de nós poderá verdadeiramente descansar”.
“Neste Dia de Mandela, devemos lembrar que podemos, e devemos, ser parte de uma busca por um futuro melhor, com dignidade, oportunidade e prosperidade para todas as pessoas num planeta saudável”, finalizou. (RM-Angop)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.