Mais de cento e sessenta mil pessoas estão na iminência de serem afectadas, por desastres naturais na presente época chuvosa e ciclónica, na província de Manica.
O chefe do Departamento de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), delegação de Manica, Vernito Gonga, diz que está em execução um Plano de Contingência, visando a redução dos efeitos climáticos extremos.
As acções, segundo Gonga, consistem no preposicionamento de três embarcações nos distritos de Tambara e Sussundenga para o socorro das vítimas, em caso de transbordo dos cursos de água.
Refere que estão a ser igualmente alocados alimentos, tendas e outros bens, aos distritos propensos a ocorrência de chuva, ventos fortes e cheias, devido ao aumento dos caudais dos rios.
Vernito Gonga afirmou quem em parceria com as liderança locais, as populações recebem instruções para se retirarem para as zonas seguras. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.