Um menor vítima de amputação dos órgãos genitais externos foi, este sábado em Maputo, operado com sucesso, na primeira fase da cirurgia reconstrutiva dos órgãos genitais.
Trata-se de uma criança que sofreu amputação dos órgãos genitais externos por familiares que pretendiam vendê-los para o pagamento de dívidas.
Segundo o médico cirurgião, Igor Vaz, tratou-se de uma cirurgia complexa e delicada, uma vez que foi amputado o pénis, o escroto, os testículos e a uretra, deixando a criança com sequelas e traumas físicos, psicológicos e sociais difíceis de superar.
A cirurgia vai permitir aliviar o trauma, permitir uma micção de pé e simular um pénis, o que dará a criança algum conforto.
Nesta fase inicial da reconstrução foi feita uma uretrostomia perineal, de forma que a algália da bexiga fosse retirada e para que a criança pudesse usar a bexiga.
Posteriormente foi criada uma uretra com a pele da perna que depois de 6 meses será transposta para a zona do períneo.
Segundo o médico, para além do acompanhamento clínico, a criança e a mãe deverão iniciar um programa de apoio psicológico e social.
A cirurgia foi gratuita e decorreu no âmbito do programa de cirurgia reconstrutiva implementado pela Focus Fístula Moçambique, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, financiada pela Embaixada da Irlanda. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.