No seu discurso oficial por ocasião da comemoração do 190° Aniversário da Abolição da Escravatura em Le Morne, este sábado (01.02.2025), o Primeiro-Ministro das Maurícias, Dra. Navinchandra Ramgoolam, destacou o significado de honrar a efeméride, enfatizando a necessidade de recordar a história, promover a justiça social e fortalecer a unidade nacional.
O Chefe de Governo falou também sobre o legado da escravatura e o seu impacto duradouro, lembrando que permaneceu um dos capítulos mais dolorosos da história. "No entanto", disse ele, "é crucial aprender sobre o passado para trabalharmos juntos para um futuro comum onde cada mauriciano, apesar da diferença, sinta um sentimento de pertencimento à nação.”
O papel de Le Morne como um monumento natural emblemático, atuando como testemunha do passado e permanecendo como um poderoso símbolo de resistência, liberdade e coragem, também foi evocado pelo Dr. Ramgoolam. Além disso, ele apresentou os esforços do governo para promover a língua crioula que, ele considerou, um legado de escravatura e uma força unificadora, promovendo a unidade entre as diversas populações das Maurícias.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.