Países membros da Commonwealth assumem o compromisso de implementar acções visando a recuperação económica e o combate ao impacto das mudanças climáticas.
O compromisso foi assumido numa declaração apresentada no final da vigésima sexta cimeira da Commonwealth que encerrou, na noite deste sábado, em Kigali, capital do Ruanda.
O Primeiro-ministro moçambicano faz uma avaliação positiva da participação do país no encontro.
“ A questão do desenvolvimento económico e social, o envolvimento da juventude. Então, estas questões todas foram vistas e seguramente, o último, o empoderamento da mulher. Todas estas questões foram aprovadas e dadas algumas sugestões para a melhoria e intervenção nestas áreas. Foi reforçada esta ideia de que a paz e estabilidade é condição sem a qual não podemos crescer. Esfoço tem que ser feito depois da pandemia da covid-19 para recuperar as economias e agora este apoio é mais importante quando temos a questão da Ucrânia que tem efeitos na subida de preços“ , disse.
De entre os temas abordados na Cimeira, destaca-se a empregabilidade dos jovens, o impacto das mudanças climáticas, o conflito Rússia/Ucrânia e a pandemia da covid-19.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.