Cerca de mil e trezentos projectos de investimento privado, entre nacionais e estrangeiros, foram aprovados, nos últimos quatro anos, no país.
Trata-se de projectos avaliados em mais de 10 mil milhões de dólares norte-americanos, com potencial para a criação de 93 mil empregos, nos próximos anos.
Em destaque, na carteira de projectos, estão os sectores da energia, indústria e serviços.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que estes dados espelham o impacto positivo das reformas do Governo para a melhoria do ambiente de negócios e do desempenho da economia do país.
O Chefe do Estado falava, esta quinta-feira, na abertura oficial da décima oitava Conferência Anual do Sector Privado, CASP 2023, que, segundo Filipe Nyusi, deve servir de momento para uma análise de meio-termo da implementação do Programa de Aceleração Económica, lançado no ano passado.
Na ocasião, o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, manifestou preocupação do sector privado em face da elevada carga tributária, no país.
Já a Directora do Banco Mundial para Moçambique, Ida Farrawi-Riddingow, apelou ao Governo e aos empresários para concentrarem esforços no desenvolvimento dos sectores infra-estruturas, recursos humanos, ambiente empresarial, reforma legal e acesso ao financiamento.
A Conferencia Anual do Sector Privado 2023 junta mais de 3 mil empresários nacionais e estrangeiros de forma presencial e virtual e termina, esta sexta-feira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.