A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação intervém, hoje, na Reunião de Alto Nível promovida pelo Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas, CERF.
Verónica Macamo vai intervir no Painel de Alto Nível que integra ainda a Ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega e representantes da Fundação Mo-Ibrahim e de uma Organização não-Governamental colombiana.
O CERF já disponibilizou para Moçambique mais de 122 milhões de dólares para resposta à emergências, incluindo 16 milhões para apoiar a resposta ao ciclone FREEDY e ao surto de cólera, este ano.
É sobre o impacto deste financiamento que a chefe da diplomacia moçambicana será convidada a comentar, no encontro de hoje.
Um impacto que o representante permanente de Moçambique junto da ONU, Pedro Comissário, diz ser positivo ao mesmo tempo que prestigia o país pela gestão transparente do referido valor, ocorrendo o mesmo com a Noruega.
Espera-se que Moçambique aproveite este prestígio no que à gestão de fundos disponibilizados pelo CERF diz respeito para mobilizar ainda mais financiamento de modo a garantir novos desembolsos para apoiar emergências que ainda se fazem sentir.
O terrorismo e os fenómenos climáticos extremos estão entre as principais ocorrências que demandam apoio humanitário para Moçambique.
Recentemente, recorde-se, a secretária-geral adjunta Organização da ONU para Assuntos Humanitários , Joyce Msuya, anunciou, em Maputo, que a organização está a elaborar um Plano de Resposta Humanitária que visa ajudar 1 milhão e seiscentas mil pessoas afectadas por fenómenos climáticos extremos e pelo terrorismo, só na província de Cabo Delgado.
A Reunião de Alto Nível Do Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas será presidida pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres e contará igualmente com a intervenção do Sub-Secretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenação de Emergências, Matin Griffiths. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.