De Janeiro a esta parte dezasseis mineiros moçambicanos foram assaltados por grupos armados que actuam no território sul-africano, entre o cruzamento de Komatiport e a fronteira de Lebombo.
A denúncia é feita pelo Presidente da Associação dos Trabalhadores Moçambicanos nas minas e farmas da África do Sul.
Victor Cossa falava á Rádio Moçambique após o encontro que os mineiros moçambicanos, baseados em North West, mantiveram, este domingo, com a Alta Comissária de Moçambique na África do Sul, Maria Manuela Lucas.
Victor Cossa diz que os mineiros moçambicanos pedem a intervenção urgente das autoridades dos dois países para estancar a acção de grupos armados naquela zona:
Relata que nesses assaltos, os mineiros perdem bens e até o caso de um que acabou por ficar sem um dos seus membros superiores.
A embaixadora de Moçambique na África do Sul, Maria Manuela Lucas, disse ter abordado esta questão e outras sobre crimes transfronteiriços, quando mês passado visitou os dois postos de travessia:
Em meados do passado mês de Maio um autocarro de transporte de passageiros foi assaltado na fronteira de Lebombo, na África do Sul, por mais de dez homens armados.
Estes, aproveitam-se das restrições de energia e do engarrafamento provocado por camiões de transporte de minérios para ameaçarem a segurança dos que realizam viagens para o país vizinho, sobretudo à noite. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.