O Ministério da Cultura endereçou uma mensagem de condolências pela morte de Domingos Macamo, Secretário-Geral da Associação dos Músicos Moçambicanos (AMMO) e administrador não Executivo do Fundo de Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC).
Domingos Macamo, produtor musical e editor discográfico reformado da Rádio Moçambique, faleceu no sábado no Hospital Provincial de Maputo, vítima de doença.
“Domingos Macamo constitui para nós, uma referência incontornável no panorama da gestão cultural moçambicana, pois, soube agregar a liderança e o empresariado do sector em prol da cultura e de afirmação da moçambicanidade.
A morte deste exímio artista na área cultural significa perda de um dos grandes gestores culturais, o que deixa um vazio irreparável no património cultural do país” lê-se na mensagem.
Domingos António Macamo trabalhou no extinto Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD), instituição outrora tutelada pelo Ministério da Cultura e Turismo. Notabilizou-se no mundo da música como vocalista do conjunto “Happy Man”, editor discográfico e promotor de espectáculos musicais.
No seu percurso Macamo abraçou outras tarefas tais como: Chefe de produção de espectáculos na FACIM, Chefe da RIFA e do Departamento Editorial da Rádio Moçambique (RM) e também membro capitalizador dos concursos musicais no Ngoma Moçambique e Top Feminino, tornando-se assim, uma figura na indústria do entretenimento nacional.
Os restos mortais de Domingos Macamo vão a enterrar, esta terça-feira as 11 horas no cemitério de Lhanguene, em Maputo, antecedido de velório na sede da Associação dos Músicos de Moçambique, às 10 horas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.