O Ministério da Saúde diz estar a evidar esforços, com o apoio dos parceiros de cooperação, na busca de soluções para eliminar a Onco-cer-co-se no país.
Trata-se de uma doença infecciosa causada por um parasita que pode causar perda progressiva da visão, lesões na pele e aparecimento de nódulos indolores.
No quadro dos esforços em curso, teve lugar hoje, em Maputo, a Primeira Reunião do Comité Específico de Peritos para a Eliminação desta doença tropical.
Intervindo no evento, o Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani, disse que a Oncocercose integra a lista das doenças tropicais negligenciadas e é um problema de saúde pública no país.
Por seu turno, o Director Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, disse que a reunião vai permitir que o país busque as melhores abordagens para lidar com a Oncocercose.
O representante da Organização Mundial da Saúde, Didier Bakajika, assegurou que a OMS vai continuar a apoiar o país na eliminação da chamada cegueira dos rios. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.