O Ministro da Saúde diz que o sector está a implementar uma série de medidas que visam combater o mau atendimento nas unidades sanitárias do país.
Falando, esta segunda-feira, no programa “Cartas na Mesa” da Rádio Moçambique, Armindo Tiago, disse que as medidas incluem a criação de equipas de monitora do atendimento aos pacientes e público, em geral.
“ Estamos agora a garantir que todo o trabalhador da Saúde, qualquer que seja a sua categoria, esteja correctamente identificado, para permitir que aquele que cobrar, que atender mal, seja identificado e não todo o hospital. Estamos a criar equipas que devem passar por hospitais, equipas de ronda, sem aviso, que também vão verificar o que está a acontecer num determinado turno, numa determinada unidade sanitária. Um elemento que parece pequeno, mas que queremos aplicar correctamente, é preciso dar motivação aos bons trabalhadores”, disse.
O Ministro da Saúde referiu que desde 2020 até ao primeiro trimestre deste ano foram instaurados 548 processos ligado ao mau atendimento nas unidades sanitárias, que culminaram com a expulsão de 63 profissionais de saúde e 73 demitidos.
Para Armindo Tiago, o mau atendimento nas unidades sanitárias pode resultar na falta de vocação profissional e pelo facto de algumas instituições de ensino não reunirem todas as condições para a formação na área da saúde. “Primeiro, perda global de valores, não é só no sector da saúde, é em toda a sociedade. Segundo, eventualmente, eliminamos muitos os requisitos de ingresso para esse sector; curso de saúde devia ser exclusivamente feito como na origem e na essência da medicina; por aqueles que têm vocação. Maior parte dessas instituições que existem, privadas ou públicas, recorrem aos hospitais públicos para fazer estágios e os hospitais públicos estão a ficar saturados de estudantes; têm muito mais estudantes numa enfermaria do que doentes”, disse.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.