O Ministério sul-africano da saúde anuncia o sexto caso de cólera identificado em Gauteng e lança alerta para o cumprimento de medidas de higiene.
De acordo com as autoridades, este caso foi detectado, esta quinta-feira, pela equipa de resposta a surtos, num assentamento informal em Benoni, a leste de Joanesburgo.
O Ministério sul-africano da saúde diz não haver motivos para pânico, mas está preocupado com o aumento do número de casos de cólera.
A África do Sul diz estar a acompanhar a situação de cólera em países como Moçambique, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe.
Todos os seis casos até aqui confirmados, com um óbito, foram notificados na província de Gauteng. Apenas o primeiro caso tinha histórico de viagem para o Malawi.
O porta-voz do Ministério da Saúde, Foster Mohale, diz não haver ainda clareza sobre a origem do surto de cólera:
“Até agora ainda não estabelecemos a fonte local de transmissão desta cólera e também ainda não estabelecemos a ligação entre todos estes seis casos. Se estabelecêssemos a ligação entre todos os casos, isso nos daria a clareza de onde poderia estar a causa ou a fonte destes casos”, disse.
Foster Mohale acrescentou que, proximamente, as autoridades vão reforçar a educação sanitária das comunidades.
Ao mesmo tempo, insta as pessoas que apresentem sintomas de cólera, com ou sem histórico de viagens locais ou internacionais, a visitar a unidade sanitária mais próxima. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.