A ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze lança, esta sexta-feira, programa de conservação da biodiversidade no Parque Nacional do Gilé, na província da Zambézia.
Designado PROMOVE Biodiversidade, o programa com a vigência de 5 anos, financiado pela União Europeia no valor total de 12.2 milhões de euros, tem como implementadores a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (Biofund), diversas ONG’s de base comunitária, sector privado e entidades ligadas à pesquisa, entre outras.
O Programa irá beneficiar três áreas de conservação localizadas nas províncias da Zambézia e Nampula, nomeadamente, o Parque Nacional do Gilé, o Monte Mabu e a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS).
O objectivo do Programa PROMOVE Biodiversidade é proteger a biodiversidade e promover a melhoria dos meios de subsistência das comunidades que vivem na zona tampão daquelas áreas, através da gestão sustentável dos recursos naturais.
O PROMOVE Biodiversidade irá também contribuir para o reforço da capacidade nacional de implementação da Convenção sobre o comércio internacional de produtos de fauna e flora ameaçados de extinção. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.