A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, participa, desta quarta-feira até sexta-feira, no IV Fórum Internacional da Indústria Pesqueira, a decorrer em São Peterburgo, na Rússia.
A deslocação da governante àquele país surge em resposta a um convite formulado nesse sentido pela Embaixada da Federação Russa em Moçambique.
No fórum, serão abordados diversos assuntos da actualidade, como o impacto da pandemia da Covid-19 e os novos desafios para a indústria das pescas, entre outros temas relevantes de eficiência económica, estabilidade social, regulamentação da pesca, concorrência e principais tendências no desenvolvimento sócio-económico e político da indústria da pesca e aquacultura.
No fim deste evento, está prevista uma feira de pescado, onde serão expostos produtos, equipamentos e serviços da pesca, e espera-se uma conexão de negócios a nível mundial.
Para além da participação no fórum, Augusta Maíta tem previstos encontros de trabalho com entidades públicas e privadas, tendo como objectivo divulgar as potencialidades do país e atrair o investimento russo para o sector das pescas e na exploração das infra-estruturas de pesca em forma de parceria público-privada.
Por outro lado, é intenção de Moçambique expandir o mercado de exportação de produtos da pesca para a Rússia e explorar a possibilidade de estabelecimento de acordos de cooperação em matérias de formação pesqueira, indústria naval, padrões hígio-sanitários de pescado e biossegurança dos animais aquáticos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.