O Ministro sul-africano da Electricidade assegura que as interrupções no fornecimento de energia eléctrica vão ser resolvidas até ao final desta semana.
A garantia foi dada por Kgosientsho Ramokgopa,este domingo, numa conferencia de imprensa que se seguiu ao anuncio de novos cortes no fornecimento de energia eléctrica.
É que a concessionaria publica de energia, ESKOM, surpreendeu os sul-africanos ao anunciar o nível seis, o mais alto aplicado na gestão da crise de energia.
Cada nível significa menos mil megawatts na rede.
A ESKOM explicou que as restrições nos fornecimento de energia foram causadas por problemas técnicos registados em pelo menos dez centrais electricas espalhadas pelo país.
O Ministro Kgosientsho Ramokgopa afastou qualquer cenário de sabotagem:
“As evidências que de que dispomos indicam-nos que se trata de uma questão técnica e vamos explicá-la. Estou a trazer este ponto porque não devemos encontrar nenhuma razão para fabricar explicações sobre o porquê de estarmos no nível seis e apontar dedos uns para os outros. Somos nós que carregamos a responsabilidade e somos nós que vos vamos ilustrar como vamos sair desta posição muito difícil. Não há sabotagem, da forma como se diz por ai. Somos capazes de explicar o que correu mal e de facto é algo com o qual vamos lidar e vamos partilhar com o resto do país”, disse.
Ramokgopa pediu desculpas aos sul-africanos e prometeu que o caso estará resolvido até ao fim desta semana:
“Por favor, aceite as nossas mais sinceras desculpas. Com a maior humildade, quero dizer ao país que lamentamos que haja um retrocesso nesta questão de fornecimento de energia, da mesma forma que lamentamos quando algo parecido ocorreu no passado dia 1 deste mês de Fevereiro. Estou confiante de que até ao final da semana estaremos fora desta situação difícil”, afirmou
Ao principio da noite de ontem, a ESKOM tinha baixado para três o nível de interrupções controladas de fornecimento de energia eléctrica.
Os partidos políticos na oposição reagiram a esta situação ao considerarem que o retorno dos cortes controlados de energia é prova de que o governo é incapaz de resolver a crise de energia na África do Sul. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.