O Ministro sul-africano da Saúde apela a calma após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos.
Joe Phaahla diz não haver razões para pânico, até porque as autoridades sanitárias sul-africanas dizem estar em alerta máximo.
Esta quinta-feira, o ministro Phaahla confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos na África do Sul:
“Ontem, recebi um relatório do laboratório do Serviço nacional de Saúde indicando que testes laboratoriais confirmaram o primeiro caso de varíola dos macacos na África do Sul. O paciente é um homem de trinta anos, de Joanesburgo, e sem histórico de viagens, o que significa não pode ter adquirido a doença em outro lugar, portanto significa que a doença está aqui connosco”, frisou.
O Ministro sul-africano da saúde revelou que já iniciou o processo de rastreio de contactos do caso confirmado de varíola dos macacos.
Este anúncio é feito no mesmo dia em que a África do Sul deu a conhecer o fim das medidas restritivas da covid-19.
Na África do sul deixa de ser obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos; deixa de haver limitações para reuniões em ambientes fechados e deixa de ser necessário apesentar prova de vacinação ou teste negativo para quem pretende entrar na África do Sul. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.