A chegada do rover Perseverance da agência espacial norte-americana à superfície de Marte, esta quinta-feira, foi bem-sucedida. Pelas 20h56, o robô aterrou na superfície de Marte e já há imagens.
Superados os “sete minutos de terror”, a fase final do processo, o rover Perseverance da NASA aterrou sem percalços e com sucesso na superfície do planeta vermelho, Marte. O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.
A aterragem do Perseverance ("Perseverança"), uma missão não tripulada da Administração de Aeronáutica e Espaço (NASA), foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA na internet, desde as 20h15 em Maputo.
As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).
O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do Perseverance recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.
A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 21h48 em Maputo e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo.
De referir que as amostras que o robô Perseverance recolher só vão chegar à Terra em 2031. Mas estão já disponíveis as primeiras imagens que chegam da superfície de Marte.
O Perseverance aterrou em Marte, numa missão há muito aguardada pelos EUA, depois da chegada das sondas dos Emirados Árabes Unidos e da China ao planeta. Foi uma complexa operação da aproximação ao planeta, desde a entrada na atmosfera de Marte até à tão aguardada aterragem. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.