Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia concluem hoje na localidade eslovena de Kraj uma reunião informal dominada pela crise no Afeganistão, que foi também o pano de fundo da reunião de ministros da Defesa dos 27.
Tanto na reunião de chefes de diplomacia como dos responsáveis da Defesa dos 27, e uma vez consumada, no final de Agosto, a retirada das forças da coligação internacional após 20 anos de presença no Afeganistão, os debates centram-se nas lições a retirar da saída precipitada do país face à abrupta tomada de poder pelos talibãs.
Enquanto os ministros da Defesa se concentraram na necessidade de a UE reforçar as suas capacidades para ter autonomia estratégica, os chefes da diplomacia abordam as futuras relações com os talibãs, o papel da UE na prevenção de uma crise humanitária e migratória e as lições que a União deve retirar daquilo que não resultou após tanto investimento, humano e material. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.