Moçambicanos que vivem em Brist Bokfontein queixam-se da alegada má actuação da polícia sul-africana naquela região da província de North West.
Num encontro realizado fim-de-semana com uma delegação da Embaixada de Moçambique na África do Sul, os moçambicanos, em Brist Bokfontein, apontaram as detenções arbitrárias e falta de seguimento das queixas que apresentam ás autoridades, como parte das preocupações sobre a suposta má actuação da polícia local.
O conselheiro dos assuntos policiais na Embaixada de Moçambique, o general Abel Nuro, diz que vai discutir o assunto com as autoridades policiais sul-africanas, mas apelou para que os moçambicanos cumpram as normas em vigor no país de acolhimento:
Sobre as crónicas queixas de moçambicanos indocumentados, Abel Nuro disse que o assunto está a merecer a devida atenção por parte das autoridades de Moçambique e da África do Sul.
No encontro do fim-de-semana, as autoridades consulares de Moçambique encorajaram os moçambicanos a aderirem ao processo de inscrição consular, em curso, e ao recenseamento eleitoral, que começa a 30 de Março próximo. (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.