O Presidente da República, Filipe Nyusi, convida os moçambicanos que vivem e trabalham no Zimbabwe a se envolveram na construção do país e alertou para nunca perderem o espírito patriótico.
Filipe Nyusi disse que os moçambicanos residentes no Zimbabwe devem continuar unidos e a representar a pátria com dignidade e responsabilidade.
Nyusi falava, esta quinta-feira, num encontro com a comunidade moçambicana residente no Zimbabwe, no âmbito da visita de estado àquele país.
No encontro, ouviu as preocupações dos moçambicanos, com destaque para a falta de oportunidade de emprego após a formação.
Sobre a inquietação, o presidente Filipe Nyusi recordou que o empreendedorismo é umas das opostas do governo.
A comunidade moçambicana no Zimbabwe pediu igualmente facilidades na obtenção de documentos importantes, com destaque para o Bilhete de identidade
Queixaram-se de actos de corrupção e cobranças múltiplas de taxas rodoviárias do posto fronteiriço de Machipanda até a cidade da Beira, quando se deslocam para Moçambique.
Sobre as cobranças ilícitas, o Chefe do Estado disse que o governo vai continuar a combater focos de corrupção.
“Vamos faz um trabalho mais específico com o Comando geral, um pouco mais orientado para o Corredor”, disse.
A visita do presidente Filipe Nyusi ao Zimbabwe foi marcada por encontros e conversações no âmbito do aprofundamento das relações entre os dois pais.
A visita de Filipe Nyusi ao Zimbabwe termina, hoje, com uma conferência de imprensa prevista para o final da tarde. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.