A esposa do Presidente da República Isaura Nyusi apela a sociedade a contribuir para a redução dos níveis de internamento e de mortalidade das mulheres devido ao cancro do colo do útero, aderindo a campanha de vacinação contra a doença.
Isaura Nyusi que falava, esta sexta-feira, no lançamento da campanha de vacinação de crianças, contra o cancro do colo do útero, referiu que o momento representa uma vitória para as mulheres.
"Este acto, marca a introdução, à escala nacional, desta vacina, em todas unidades sanitárias do serviço nacional de saúde", disse Isaura Nyusi.
A campanha de Vacinação contra o cancro do colo do útero, iniciada esta sexta-feira, em todo o país, vai abranger cerca de quatrocentas e noventa mil raparigas com 9 anos de idade.
No geral, o cancro, é um problema de saúde pública no nosso País.
Não obstante os esforços do Governo e de todas as forças vivas da sociedade, o número de casos desta doença tem estado a crescer de forma preocupante, no País, em África e no mundo.
Em Moçambique, das cinco mil e quinhentas mulheres que contraem o cancro do colo do útero, por ano, mais de quatro mil terminam em óbito, o que significa uma média de 11 óbitos por dia.
Saiba que, o cancro do colo do útero pode ser prevenido, desde que a mulher seja vacinada antes de iniciar a sua actividade sexual.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.