Moçambique convida a Zâmbia para fazer parte de um projecto de construção de uma nova central eléctrica com dimensões da hidroeléctrica de Cahora Bassa localizada na província de Tete.
O desenho do projecto está ainda na fase inicial e Moçambique quer que a Zâmbia também se junte a iniciativa.
O convite foi feito esta quinta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, após assinatura de instrumentos jurídicos com a Zâmbia, no âmbito da visita de que o estadista moçambicano está a efectuar àquele país.
Questões da cooperação bilateral entre Moçambique e Zâmbia dominaram os encontros entre os presidentes dos dois países e suas delegações.
O Presidente da República disse que as conversações desta quinta-feira mostraram que Moçambique e Zâmbia têm sonhos colectivos.
No encontro, os dois estadistas manifestaram vontade na dinamização dos projectos dos portos secos que Zâmbia deverá construir no nosso país, por forma a dinamizar as suas economias.
Um outro assunto debatido no encontro entre as duas delegações é a assinatura de um memorando de entendimento sobre áreas de conservação conjunta entre as fronteiras de Moçambique Zimbabwe e Zâmbia.
Já o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, disse que a cooperação entre os dois países vai contribuir para o desenvolvimento da região.
No prosseguimento desta visita de estado, esta quinta-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, vai discursar no parlamento zambiano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.