Moçambique defende a massificação do uso de novas plataformas digitais, nos países da SADC, visando transmitir, de forma atempada, informações sobre a ocorrência de eventos extremos.
A posição foi defendida esta quarta-feira, em Maputo, pelo Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, na abertura do Seminário de Advocacia e Engajamento do Projecto Earl Warning Southern África, em Moçambique.
Trata-se de um consórcio que inclui a Organização Mundial de Meteorologia, os Serviços de Meteorologia de Moçambique, da África do Sul, Zâmbia e Finlândia, financiado pelo Reino Unido.
O Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Ambrósio Sitoe, entende que com esta nova plataforma, estarão criadas condições para a tomada de medidas de mitigação dos impactos de calamidades naturais.
Ambrósio Sitoe avança que o aplicativo para o aviso prévio da ocorrência de eventos extremos poderá estar disponível até finais deste ano.
O evento junta quadros de Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Finlândia, que operam nas áreas de previsão meteorológica e de gestão e redução do risco de desastres. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.