Os governos de Moçambique e da África do Sul querem melhorar as estratégias conjuntas de combate a criminalidade organizada e transnacional, com vista a fortalecer a segurança pública e garantir o desenvolvimento económico dos dois países.
Para tal, decorreu hoje, em Maputo, a Reunião entre os Ministros do Interior de Moçambique e da Polícia da África do Sul.
O Ministro moçambicano do Interior, Pascoal Ronda, disse que os dois governos estão comprometidos com a efectivação da livre circulação de pessoas e bens, bem como o incremento das trocas comerciais.
Já, o Ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, disse que a cooperação com o governo de Moçambique permitiu alcançar resultados satisfatórios, no combate ao tráfico de drogas, sequestros e ao roubo de viaturas.
“Estamos encorajados pelo facto de terem sido apreendidas drogas no valor de 98 milhões de rands.
Houve cerca de 8 veículos moçambicanos incendiados, a polícia está constantemente a patrulhar essas áreas e continuará a investigar e a garantir que sejam detidos os responsáveis.
Um dos principais mentores dos raptos foi detido na África do Sul, e as autoridades acreditam que ele está por trás de uma onda de sequestros nos dois países” - disse Bheki Cele.
Os Ministros do Interior de Moçambique e da Polícia da África do Sul comprometeram-se a promover a paz, estabilidade e bem-estar social. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.