O reforço das relações entre Moçambique e Finlândia no domínio político e económico vão dominar esta quarta-feira, a agenda do Presidente da República que desde esta terça-feira visita este país nórdico.
No domínio político, Filipe Nyusi vai manter conversações com o seu homologo finlandês, Presidente do Parlamento e com a Primeira-ministra finlandesa.
Questionado pelos jornalistas sobre o objectivo da visita do chefe de estado a Finlândia, a Ministra dos Negócios estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, assegurou que a cooperação entre os dois países é boa e precisa de ser reforçada para outras áreas de interesse comum.
A chefe da diplomacia moçambicana fez sublinhou que a questão do terrorismo também estará na mesa das negociações entre as duas delegações presidenciais.
A questão das mudanças climáticas também é considerada fundamental pelo governo, dada a vulnerabilidade aos eventos climáticos extremos do país aos fenómenos naturais e os finlandeses acreditam que com a sua tecnologia podem ajudar a minorar os impactos.
Entretanto, no domínio económico, a presença finlandesa é reduzida e o destaque vai para a Nokia, que trata da provisão de sistemas de rede no sector das comunicações, a Wartsila que instalou a tecnologia da Central Termoeléctrica de Ressano Garcia e a VAISALA que fornece equipamento, que detectam a previsão do tempo incluindo ciclones.
A existência de enormes reservas de gás natural no país desperta interesse dos finlandeses que com a sua tecnologia, querem participar do desenvolvimento dos projectos, através do envolvimento das suas grandes e medias empresas no mercado nacional. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.