Moçambique e Malawi assinam esta sexta-feira, na cidade de Lilongwe, um acordo de simplificação de procedimentos, com vista a facilitar a fluidez do comércio transfronteiriço e consequente aumento dos volumes de trocas comerciais entre os dois países.
Assinado o acordo, Moçambique e Malawi terão portas abertas para exportar e importar 47 produtos agrícolas e manufacturados, com isenção de direitos alfandegários, até mil dólares.
Trata-se de um acordo cuja negociação durou cerca de 3 anos, com igual número de rondas de negociação, que reuniu técnicos dos dois países para a discussão dos termos e condições a serem colocadas em marcha.
O ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que já se encontra aqui na cidade de Lilongwe para a assinatura do referido acordo, afirma este ser mais um passo alcançado na relação diplomática comercial com o Malawi, um parceiro estratégico para o desenvolvimento de negócios.
O acordo vem reafirmar a decisão da 32ª reunião do Conselho de Ministros do Comércio da SADC, que instou os Estados Membros a empenharem-se em negociações rumo à implementação de um regime de comércio simplificado regional. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.