Moçambique e Malawi rubricaram esta quinta-feira na cidade de Tete, documentos normativos para a viabilização do primeiro projecto do país de fronteira de paragem única, a ser implementado nos postos de travessia de Zóbué no distrito de Moatize e Mwanza no Malawi e Calómuè o distrito de Angónia e Dedza no Malawi.
Este passo importante e histórico, foi marcado na última reunião técnica que teve lugar na cidade central de Tete, sob a orientação do alto-comissário de Moçambique no Malawi, Alexandre Manjate e a sua homóloga malawiana em Moçambique, Wezzy Moyo.
O encontro que decorreu num ambiente de concórdia entre as partes, logrou a finalização do Quadro Estratégico entre os dois países e a elaboração dos Termos de Referência dos Comités Nacionais para a Implementação do projecto.
O acordo final rubricado entre Moçambique e Malawi, está em consonância do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, financiado pelo Banco Mundial decorreu num espírito de fraternidade.
O compromisso dos dois governos, reflectiu uma forma de garantir que o comércio fragmentado pelos dois povos e pela região seja facilitado.
O alto-comissário de Moçambique no Malawi, Alexandre Manjate, expressou o seu apreço pela entrega que as duas delegações demonstraram durante as visitas de estudo técnico que antecederam esta reunião final, tendo afirmado que o compromisso demonstrado reflecte a determinação dos dois governos em facilitar o comércio para os dois povos.
Marcando um passo histórico entre Moçambique e Malawi, espera-se, nos próximos dias, a implementação, pela primeira vez, do modelo de fronteira de paragem única. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.