Moçambique e Ruanda assinaram, esta sexta-feira, um memorando de entendimento para a cooperação nas áreas comercial e de investimentos.
Os acordos que foram assinados no quadro da visita que o presidente do Ruanda, Paul Kagame, efectua a Moçambique abrangem os domínios da segurança, cooperação económica, com destaque para as áreas de recursos minerais e energia e indústria e comércio.
O encontro de Filipe Nyusi e Paul Kagame, numa das instâncias turísticas do distrito de Mecúfi a sensivelmente 50 quilómetros da cidade de Pemba, culminou com a assinatura de memorandos de entendimento.
Antes, já na capital provincial de Cabo Delgado, os dois estadistas orientaram na tarde desta sexta-feira uma parada militar, na qual participaram as Forças de Defesa e Segurança do nosso país e do Ruanda.
Na ocasião Paul Kagame referiu que a tarefa das tropas do seu país, agora, é manter a segurança nas zonas que estavam nas mãos dos terroristas, para garantir o regresso seguro das populações e a reconstrução das infra-estrututuras sociais e económicas destruídas.
As palavras de Paul Kagame foram acolhidas com enorme satisfação por parte do Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, que falando também em língua swahil, agradeceu, em nome da população, a ajuda incondicional do governo e povo ruandeses.
Hoje o Presidente ruandês vai participar nas cerimónias alusivas ao 25 de Setembro, Dias das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), como convidado de honra. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.