Moçambique considera que as relações de cooperação com Timor-Leste estão aquém das potencialidades existentes, nos dois países.
E é por isso, que o Presidente da República, Filipe Nyusi, defende maior ousadia na implementação de iniciativas económicas, entre os dois países.
“ Por esse motivo queremos manifestar a nossa satisfação pelos resultados e compromissos que assumimos durante a nossa interacção, onde nos debruçamos sobre diferentes iniciativas visando imprimir maior dinamismo ao actual quadro de cooperação bilateral. Neste sentido incentivamos os nossos governos a trabalhar com o objectivo de produzir feitos notáveis, a serem mais ousados na implementação das iniciativas e de projectos de desenvolvimento público-privado. Convidamos Timor leste a direccionar a sua atenção e interesses empresariais, para explorar as oportunidades que Moçambique possui”, disse.
Filipe Nyusi falava na noite desta sexta-feira, no banquete oferecido ao homólogo timorense, referiu que para além do Fundo Soberano, Moçambique quer buscar experiência de Timor-Leste na exploração e comercialização do gás natural, bem como na vertente agrícola.
Por seu turno, o Presidente timorense, José Ramos Horta, reconheceu a necessidade de uma cooperação mais global, com destaque para os sectores sociais e económicos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.