O facto é fruto de dois acordos assinados entre os Governos dos dois países, no âmbito da visita oficial que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua desde domingo àquele país asiático.
Trata-se de instrumentos jurídicos de cooperação estabelecidos para contribuir cada vez mais na promoção da cooperação e da amizade tradicional entre Vietname e Moçambique, nomeadamente os Memorandos de Entendimento nos domínios da aquacultura e de energia e recursos minerais.
Os dois Memorandos foram assinados após conversações oficiais entre o Presidente Nyusi e o homólogo vietnamita, To Lam, na Presidência da República Socialista do Vietname.
Ambos estadistas testemunharam o momento, que marca uma nova etapa nas históricas relações entre os dois países e povos.
Hoje, segundo dia da visita oficial, o Presidente da República manteve um tête-à-tête com o Presidente Lam, momento que foi sucedido pelas conversações oficiais, onde o governante moçambicano usou da oportunidade para lamentar e manifestar a solidariedade do povo moçambicano pelas mortes e destruição de infra-estruturas (públicas e privadas) em resultado da recente passagem do tufão Yagi.
O Chefe de Estado moçambicano visita Vietname a convite do homólogo, este que na sua intervenção de abertura das conversações oficiais considerou a ocasião muito importante para criar um novo impulso e promover ainda mais as excelentes relações de amizade tradicional e cooperação multifacetada entre os dois países.
Entre outros aspectos, o governante vietnamita deixou claro que o seu Governo e povo estão atentos aos desenvolvimentos de Moçambique, ao “admirar as impotentes conquistas que o povo moçambicano alcançou na manutenção da estabilidade, da solidariedade e da reconciliação nacional e na promoção de um grande potencial do desenvolvimento socioeconómico para construir um Moçambique próspero com um papel cada vez mais importante na arena internacional”.
A presença de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como Membro Não-Permanente para o biénio 2023-2024, foi outro dos aspectos referidos pelo Presidente Lam.
Sobre o assunto, elogiou o país por continuar a assumir, com sucesso, as suas responsabilidade neste fórum, contribuindo activamente para a paz e segurança na região e no mundo.
“O Vietname valoriza sempre as relações de amizade tradicional com Moçambique. Temos, sempre, o orgulho de ser um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas no dia em que Moçambique declarou independência. As boas relações entre os dois países têm sido continuamente alimentadas e cada vez mais desenvolvidas no período actual”, afirmou o Presidente Lam.
Os dois Presidentes olharam para as conversações de hoje, incluindo o tête-à-tête, como oportunidade para avaliar, de forma abrangente, a situação da cooperação ao longo dos anos e discutir as medidas com vista a melhorar ainda mais os mecanismos de cooperação nos próximos tempos, rumo ao 50º Aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, no próximo ano.
Moçambique é visto pelo Vietname como um dos parceiros mais importantes não só no domínio político e diplomático, mas também na economia, comércio e telecomunicações.
E para um futuro de cooperação, os dois países afirmam haver muito espaço por ser explorado para gerar o bem-estar dos povos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.