Moçambique e Zâmbia vão uniformizar as taxas de transporte rodoviário de carga com vista a criar um equilíbrio entre os transportadores dos dois países.
A decisão foi anunciada, esta quarta-feira, no final da reunião bilateral ministerial, realizada na cidade da Beira, província de Sofala.
A medida visa responder as reclamações dos transportadores de carga, que apontam vários constrangimentos derivados da disparidade de taxas cobradas nos países da região e na morosidade no desalfandegamento.
O titular da pasta dos Transportes e Comunicações da Zâmbia, Mutotwe Kafwaya, disse esperar que a reunião marque o início de uma nova etapa na área de transporte de mercadorias e logística.
Por sua vez, o ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, afirmou estarem em curso diversas medidas para facilitar a circulação de mercadorias, sobretudo no Corredor da Beira.
A reunião entre os ministros dos Transportes e Comunicações de Moçambique e da Zâmbia foi antecedido de uma visita ao porto da Beira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.