A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, discursa, hoje, em Nova Iorque, no Debate Aberto do Conselho de Segurança da ONU sobre a Manutenção da Paz e Segurança Internacionais com foco na Inteligência Artificial.
A sessão foi convocada pelos Estados Unidos da América que assumem, em Dezembro corrente, a presidência mensal do órgão responsável pelas matérias de paz e segurança à escala global.
O debate aberto será presidido pelo Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e terá a Chefe da diplomacia moçambicana como um dos vários convidados especiais da sessão.
A expectativa é que Verónica Macamo aborde a experiência de Moçambique no que a influência da inteligência artificial nos processos de paz e segurança diz respeito.
O debate terá lugar num contexto em que as Nações Unidas têm estado a elevar o tom de preocupação face ao descontrole cada vez mais crescente da inteligência artificial, no mundo.
Em finais de Novembro passado, o Secretário-geral da ONU comparou o problema à crise climática com a qual o mundo se debate, nos últimos tempos.
No Décimo Fórum das Alianças das Civilizações, que teve lugar, em Cascais, Portugual, António Guterres disse que a inteligência artificial é, actualmente, uma das maiores crises da humanidade, sendo que, para travar o seu potencial nefasto, é necessária uma intervenção urgente do Conselho de Segurança da ONU.
É um órgão de que Moçambique faz parte, desde 2023, como membro não-permanente, estando, este mês, nos derradeiros dias do seu mandato.
De resto, este é o foco da presença da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em Nova Iorque, onde vai manter encontros com diferentes personalidades, com destaque para o Secretário-geral da ONU, António Guterres.
Verónica Macamo vai, assim, apresentar ao Conselho de Segurança e às Nações Unidas, em geral, os agradecimentos de Moçambique pelo apoio prestado, nos últimos dois anos, em que esteve no órgão o qual presidiu em Março de 2023 e Maio deste ano.
Uma presença marcada pela defesa do multi-lateralismo no tratamento de questões globais de paz e segurança, pelo impacto dos conflitos para as mulheres e crianças, uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável e reformas do Conselho de Segurança, entre outras. (RM Nova Iorque).
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.