O Ministério dos Combatentes, através do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional, participa, a partir de hoje, em Guiné- Bissau, no terceiro Seminário Metodológico sobre a História da Luta de Libertação Nacional dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa.
O evento visa entre objectivos apreciar os conteúdos até agora pesquisados em vários arquivos e em entrevistas para a produção do Primeiro Volume da História da Luta de Libertação dos PALOP.
No encontro de três dias, o Director-Geral do Instituto de Pesquisa e Coordenador Nacional do Projecto, Bernardo Nakatembo, vai apresentar o informe sobre as actividades realizadas pelo Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional, o ponto da situação sobre a contribuição financeira de Moçambique no Projecto, bem como o grau de envolvimento dos investigadores moçambicanos convidados para o projectos e os do próprio Instituto de Pesquisa.
Moçambique participa no evento com três pesquisadores que irão dar os seus depoimentos sobre a sua participação na Luta Armada de Libertação de Moçambique.
A necessidade de se escrever a história da Luta Armada de Libertação Nacional dos PALOP foi decidida pelos Chefes de Estado dos PALOP, em 2021, tendo os trabalhos para a sua materialização arrancado em 2022. Moçambique juntou-se ao grupo de trabalho em Março de 2023. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.