Moçambique pede apoio da comunidade internacional para reforçar as acções de ajuda humanitária aos civis em situação de vulnerabilidade devido ao terrorismo, em Cabo Delgado.
Trata-se de um pedido feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, esta quarta-feira, no Debate Aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança da ONU sobre a protecção civis em situação de conflito.
“Gostaríamos de apelar apoio internacional, de todos, dada a dimensão das destruições impostas e o sofrimento actualmente vivido pelas populações civis afectadas na região norte de Cabo Delgado”, disse.
Moçambique reitera o compromisso de contribuir para o alcance da paz à escala global.
Neste contexto, segundo o Chefe do Estado, o Governo vai manter, nos próximos dias, contactos com representantes de países em conflito, no mundo, em busca da referida paz mundial.
“ Enquanto membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Moçambique reafirma o compromisso de continuar a dar o seu contribuo no reforço à paz e segurança internacionais. Ninguém deve dar razão, se não puder evitar perdas de vidas humanas. Isto é extremamente importante, por isso mesmo ainda nesta semana, vamos continuar os nossos contactos com todos os intervenientes em conflito, em Maputo e também para, próximo mês, de forma internacional, porque sabemos o que dói ter alguém a morrer e depois, mais tarde, haver desculpas no final dessas guerras “, afirmou
No mesmo sentido, Moçambique quer que o mundo se posicione com mais vigor contra todas as formas de conflito que se vivem a nível internacional.
Presidente da República, Filipe Nyusi, falando, ontem, Debate Aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança da ONU sobre a protecção civis em situação de conflitos, promovido pela Suíça, presidente do órgão, neste mês de Maio. ( RM Nova Iorque)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.