Moçambique poderá incrementar as exportações de gás para a África do sul.
O assunto esteve em mesa, no encontro que juntou, esta sexta-feira em Maputo, o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique e o seu homólogo sul-africano.
Ernesto Max Tonela, à saída do encontro, explicou que pretende-se também que o gás seja usado como recurso para a integração regional.
“ Aqui discutimos oportunidades de investimentos concretos na área de energia, para desenvolver numa perspectiva, não só de servir o mercado moçambicano, mas também na perspectiva regional, mas tendo em conta as oportunidades de incremento das exportações pra a África do sul. Trabalhamos também na perspectiva dos estudos que estão a ser realizados na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), de aproveitamento de gás para integração regional que de acordo com a decisão do Conselho de Ministros da SADC deverá ser aprovado antes do fim da presidência de Moçambique, em Agosto. Portanto, estes são entre outros projectos e a necessidade de ter encontros regulares a nível das equipas técnicas, para permitir acelerar os projectos que temos” frisou.
O encontro tem lugar numa altura em que Moçambique ocupa a presidência rotativa da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.