O País prevê comercializar cerca de 150 mil toneladas de castanha de caju na campanha 2022/2023 que arrancou, esta quarta-feira à escala nacional e cujo lançamento decorreu hoje em Nampula.
O volume corresponde a um crescimento em 3% em relação a quantidade comercializada na campanha 2021/ 2022 que se situou na ordem de 146 mil toneladas de castanha.
É uma informação avançada, esta quarta-feira no distrito de Meconta, província de Nampula, pelo vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, no lançamento da campanha de comercialização da castanha de caju.
Olegário Baza explicou que os produtores de castanha de caju gastaram cerca de 5.220 milhões de meticais.
“Isto representa um crescimento em 17 % em relação ao ano anterior, cerca de 147 milhões para a exportação e também cerca de 9.400 toneladas de amêndoa exportadas. Cerca de 9 milhões de dólares foram arrecadados para os cofres do estado “ , disse.
Já os produtores pediram ao governo para facilitar a ligação com o mercado, valorizando sempre o pagamento justo da castanha de caju, de acordo com a qualidade oferecida por estes. (RM)
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