Uma equipa multissectorial de Moçambique deverá deslocar-se brevemente à República Checa para trabalhar com as autoridades locais em aspectos específicos da cooperação bilateral.
A decisão foi tomada no âmbito da visita oficial do Presidente da República, Filipe Nyusi, à República Checa, terminada esta terça-feira.
No balanço da visita, o Chefe do Estado disse que esta foi produtiva, tendo em conta a identificação de várias áreas de cooperação como, por exemplo, saúde, transportes, infra-estruturas e energia.
Na saúde, Moçambique espera receber da República Checa apoio que vai desde a digitalização até à formação de médicos especialistas, conforme avançou no balanço, o titular da pasta, Armindo Tiago.
Por sua vez, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, aponta o transporte público, segurança rodoviária, gestão de corredores e aviação como os domínios em torno dos quais vai gravitar a cooperação checo-moçambicana.
A visita de Filipe Nyusi à República Checa também foi caracterizada pela diplomacia económica consubstanciada na divulgação das potencialidades de Moçambique e das medidas destinadas à melhoria do ambiente de negócios.
Ontem, último dia da visita oficial à República Checa, o Presidente da República visitou a Universidade onde estudou engenharia.
Hoje, o Chefe do Estado participa, no Grande Cerimonial, no Aeroporto Internacional de Maputo, num acto que simboliza o seu regresso da visita oficial efectuada à República Checa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.