Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Publicado: 05/09/2024, 20:50
Categoria:

Moçambique é um dos cinquenta e quatro países que de África que vai beneficiar, no próximo triénio, de parte dos 50 mil milhões de dólares que serão disponibilizados pela China.

O dinheiro destina-se ao financiamento de acções de parceria para a modernização do solo global.

Trata-se de acções que constam do Plano de Acção 2025/2027, aprovado esta quinta-feira, na capital chinesa, Beijing, pela Cimeira do Fórum de Cooperação China-África.

Além deste instrumento, o Fórum aprovou a declaração de Beijing 2024.

O financiamento às dez actividades foi anunciado pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a abertura da Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, em que Moçambique é representado por uma delegação chefiada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Das acções de parceria China-África, constam, entre outras, a decisão de a China oferecer a todos os países menos desenvolvidos, com relações diplomáticas com aquele país asiático, dos quais 33 africanos, a isenção de taxas alfandegárias nas exportações dos seus produtos para o mercado Chinês.

Na componente paz e segurança, Xi Jinping anunciou uma assistência militar gratuita e fornecer treinamento a sete mil militares das Forças de Defesa e Segurança africanas.

No que se refere a modernização da agricultura, Jinping destacou o envio de quinhentos peritos agrícolas e, para o sector da saúde, o envio de dois mil agentes, bem como lançar o programa de instalações de saúde e tratamento da malária.

Já o estadista senegalês, instou para que se preste atenção no aprofundamento do desenvolvimento da agricultura, indústria e infra-estruturas, tendo em vista eliminar a pobreza e o desemprego juvenil.

Por sua vez, o presidente da África do Sul e representante da África Austral, Ciryl Ramaphosa, defendeu, na Cimeira de Beijing, a construção da Zona Económica de Desenvolvimento Livre, para acelerar o desenvolvimento de áfrica e conectividade fronteiriça.

Entretanto, o Presidente da República, Filipe Nyusi, depois de testemunhar a abertura da Cimeira do FOCAC, participou numa mesa-redonda de alto nível, onde abordou o tema: “Paz e Segurança”.

O Chefe do Estado esteve acompanhado, na mesa redonda, pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno e pelo Vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram