Moçambique recupera mais de mil milhões de meticais em bens apreendidos

Publicado: 03/07/2023, 12:11
Categoria:

Perto de 40 biliões de dólares são perdidos, anualmente, devido à apropriação indevida de capitais, suborno e outras práticas criminais ligadas à corrupção nos países em desenvolvimento.

São dados avançados esta segunda-feira, em Maputo, pela Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, à margem do Seminário Internacional sobre o Papel do Confisco na Recuperação de Activos.

Em face desta situação, Helena Kida considera urgente a criação de mecanismos, e adequação da actual moldura penal, para a perda alargada de bens dos envolvidos em crimes de corrupção.

Moçambique recuperou, o ano passado, mais de mil milhões de meticais, correspondentes a bens apreendidos, tais como bens móveis e imóveis, bem como valores monetários, alguns relacionados ao processo das dívidas não declaradas.

A Directora do Gabinete Central de Recuperação de Activos, Amélia Munguambe, explica que os bens confiscados estão sob gestão de outras entidades do Estado, enquanto se aguarda a decisão do tribunal do processo em instrução.

O evento de dois dias junta quadros do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, da Procuradoria-Geral da República, do Tribunal Supremo, e do Gabinete da Informação Financeira de Moçambique.

A acção conta com o apoio do Centro Internacional de Recuperação de Activos, e a Embaixada da Confederação Suíça, com o objectivo de enriquecer a actual legislação sobre a recuperação de activos. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram