O governo diz estar satisfeito com a redução dos casos de rapto, tráfico e assassinato de pessoas com albinismo no país.
Entretanto, o Executivo reconhece haver ainda desafios no combate à estigmatização e na promoção dos direitos dos albinos.
Os pronunciamentos são do Secretário Permanente do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, na reflexão sobre os 10 anos do Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo, que hoje se assinala.
Justino Tonela disse ainda que a luta do Executivo é eliminar qualquer perigo que ponha em causa a vida das pessoas com albinismo.
Já o Vice-Presidente da Associação de Apoio a Albinos de Moçambique, Paulino da Costa, disse que o grande desafio, agora, é o acesso ao emprego.
O encontro sobre os 10 anos do Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo juntou, em Maputo, o governo, pessoas com albinismo, representantes de organizações internacionais, diplomatas, entre outros participantes.
A efeméride celebra-se, este ano, sob o lema: Uma Década de Progresso Colectivo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.