Moçambique vai apoiar a candidatura da Arábia Saudita para acolher a EXPO Mundial 2030 em retribuição ao apoio dado por este país na candidatura do nosso país a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O gesto de reconhecimento, pelo Chefe de Estado moçambicano foi manifestado, este domingo, na capital saudita, Riade, no balanço que marcou o fim da sua visita de trabalho de três dias, naquele país do Médio Oriente.
Filipe Nyusi revelou que quando Moçambique lançou a candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o mandato 23/24, a Arábia Saudita foi um dos países, que prontamente, apoiou o nosso País.
Alias, este foi um dos pontos abordados no encontro restrito, mantido entre o Estadista moçambicano e o príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman.
A EXPO Mundial 2030 é um evento global que reúne milhões de visitantes, e tem em vista encontrar soluções para os principais desafios enfrentados pela humanidade.
No encontro de balanço da visita, o Presidente da República referiu que Moçambique pode ser uma Janela estratégica para a Arábia Saudita entrar na região Austral de Africa e buscar mais parceiros de cooperação na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no continente.
O Estadista moçambicano disse que o nível de cooperação diplomática, económica e comercial entre os dois países conheceu uma dinâmica histórica que vai trazer vantagens mútuas.
Na reunião restrita entre o Presidente Filipe Nyusi e o príncipe-herdeiro, da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman, com o objectivo de passar em revista as relações de amizade e cooperação, ficou evidente a vontade de os sauditas se solidarizarem com Moçambique, que tem sido ciclicamente fustigado por intempéries.
A mão-de-obra moçambicana em diversas áreas tem sido apreciada pelos Árabes devido a sua qualidade, dai estarem dispostos a dar mais emprego aos moçambicanos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.