Os cem megawatts de energia a serem disponibilizados por Moçambique, à África do Sul, vão contribuir para a resolução dos constantes cortes de corrente eléctrica, no país vizinho, considera o Ministro sul-africano da Electricidade,
Kgosientsho Ramokgopa (Hosienthu Ramohopa) diz que o entendimento com Moçambique faz parte dos esforços do governo de Pretória para acabar com a crise de energia, que afecta a economia da África do Sul.
Por seu turno, o Ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia apresentou várias soluções para a crise energética na vizinha África do Sul, destacando que, até Dezembro próximo, Moçambique vai ter disponíveis seiscentos megawatts, gerados pela Central Flutuante de Maputo e pela Central Térmica de Ressano Garcia.
Carlos Zacarias indicou ainda que, a longo prazo, Moçambique vai viabilizar vários projectos de geração de mais 450 megawatts a partir do gás de Pande e Temane, na província de Inhambane.
Ainda a longo prazo, Moçambique tem um projecto que vai gerar mil e quinhentos megawatts, a partir de 2030, através do projecto hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.