Moçambique passará a ter um centro produtor de energia que contribuirá para a estabilidade e segurança do sistema eléctrico nacional, com a construção da Central Térmica de Temane, à base de gás natural.
Acordos nesse sentido serão assinados esta segunda-feira, entre a petrolífera Sasol, ENH e a empresa Electricidade de Moçambique, indica uma nota recebida na nossa redacção.
Os acordos resultam da Decisão Final de Investimento anunciada em Fevereiro último, pela empresa petroquímica SASOL, no âmbito do Contrato de Partilha de Produção e vão permitir a viabilização da construção da Central Térmica de Ciclo Combinado de Temane, da Linha de Transporte de Temane-Maputo e de uma unidade de Processamento de petróleo leve e de GPL, vulgo gás de cozinha.
As duas infra-estruturas (Central Térmica de Temane e a Linha de Transporte de Temane) irão garantir disponibilidade de geração para fazer face à crescente procura de energia que o nosso país enfrenta, fruto do ambicioso programa nacional de electrificação “Energia para todos” que visa garantir o acesso universal de energia a todos os moçambicanos e moçambicanas até 2030.
A construção da Central Térmica de Temane a base de gás natural é um Projecto que vai aumentar significativamente a capacidade de produção de energia, a um preço bastante competitivo para o país e para a região.
Este empreendimento contempla ainda a construção da Linha de Transmissão entre Temane e Maputo constitui uma parte essencial na espinha dorsal de transporte de energia do país.
Esta central vai criar condições privilegiadas para a atracção e estabelecimento de novas indústrias e negócios nas províncias próximas da sua localização, nomeadamente, Inhambane e Gaza, onde se destacam novas unidades produtivas no domínio do agro-processamento, turismo e exploração de areias pesadas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.